Respostas

2013-08-25T20:17:28-03:00
O período do Quinhentimo no Brasil teve início com a vinda dos colonizadores portugueses ao território brasileiro e consistia em toda a manifestação literária produzida no país . Ocorreu de forma paralela ao Classicismo português. A literatura quinhentista dividia-se em duas vertentes: A literatura informativa e a literatura catequética.
A literatura catequética consistia nas cartas escritas pelo jesuítas, que vieram para disseminar a fé cristã, e o conteúdo dessas cartas traziam descrições de como era a catequese dos índios e da aceitação do Cristianismo por parte dos mesmo. Já a literatura informativa tratava de abordar a terra em que acabaram de descobrir.Relatos,textos descritivos, cartas e entre outros documentos caracterizavam esse tipo de literatura. O mais importante texto informativo foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Nela, Caminha registra suas impressões a respeito da terra recém-descoberta ,o primeiro contato com os índios, os povos indígenas e entre outros temas.
Além da Carta de Pero Vaz de Caminha, outras obras também se destacaram nesse período.Entre os principais documentos do Quinhentismo estão: “História do Brasil”, escrita pelo frei Vicente de Salvador, “Diálogo sobre a Conversão dos Gentios”, do padre Manoel da Nóbrega, “Tratados da Terra e da Gente do Brasil”, de Fernão Cardin, “Tratado Descritivo do Brasil”, de Gabriel Soares de Sousa, “Diário de Navegação”, de Pero Lopes de Sousa .