Respostas

2013-08-25T23:05:21-03:00
A equação química é a forma de se descrever uma reação química que envolve os reagentes e produtos. Representação de uma Equação Química: 

Reagentes → Produtos 

Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nessas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos da esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita. Sendo assim, balancear uma equação é fazer com que ela entre em equilíbrio. 
Exemplo de uma Equação Química não equilibrada: 

H2 + Cl2 → HCl 

Repare que a equação acima está desbalanceada, pois temos nos reagentes (H2 e Cl2) dois átomos de cada elemento, e no produto (HCl) somente uma molécula. 
Exemplo de uma Equação Química equilibrada: 

H2 + Cl2 → 2 HCl 

Agora, a equação está balanceada com a adição do coeficiente 2 nos produtos que indica a existência de duas moléculas de ácido clorídrico (HCl), esse número que antecede o elemento, no caso o número2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação. 
Podemos saber praticamente tudo sobre uma reação química através de sua equação, ela pode oferecer, por exemplo, as seguintes informações através de símbolos tais como: 

Quando a reação é reversível: ↔ 
Presença de luz: λ 
Catalisadores ou aquecimento: ∆ 
Formação de um precipitado: ↓ 

A Equação Química pode ainda demonstrar o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: 

Gás (g)              Vapor (v)              Líquido (l)                Sólido (s)               Cristal (c

A presença de átomos, íons ou moléculas em solução aquosa é representada pela abreviatura: (aq).