1 - Faça uma comparação entre a digestão dos poriferos e a dos cnidarios
2 - Explique como se apresenta o sistema nervoso dos cnidarios.
3 - Os poriferos não tem orgãos especializados para respiração, circulação e excreção. Qual é o processo simples que lhes permite executar essas funções.
4 - Justifique o fato de a associação entre corais e algas zooxontelas (ou zooclorelas) ser chamadas de mutualismos.
5 - Faça uma comparação entre os polipos e as medusas quanto às suas respectivas estruturas.

1

Respostas

2013-08-26T15:44:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) A digestão desses animais é semelhante, pois ambas são extracelulares, porém, nos poríferos quem realiza essa função são os coanócitos, nos celenterados não.

2) O sistema nervoso dos cnidários é de arco reflexo, ou seja, ainda não apresenta tecido muscular, porém apresentam esse sistema nervoso primitivo, que serve para captura de alimento.

3) Os coanócitos realizam a circulação, movimentando seus flagelos. Respiração é através da camada de células chamadas porócitos. Excreção é feita pelos amebócitos. O processo simples é por difusão.

4) Pois um necessita do outro, ou seja, a alga fornece alimento, enquanto o pólipo fornece segurança.

5) Os pólipos são animais sésseis, ou seja, são animais que ficam fixos no substrato do fundo mar, e suas células especializadas denominadas cnidócitos, dão a eles proteção e captura de alimento. Já as medusas são animais natantes, e usam seus tentáculos para pegarem as presas.
50 4 50