Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-08-26T20:46:06-03:00
As rodas de liga leve utilizam uma liga composta por alumínio (para menor peso), silício e ferro (para ganhar resistência), entre outros metais. São cada vez mais usadas em substituição as rodas de ferro, inclusive a nível internacional, como por exemplo o Japão, onde vão de encontro com as recentes iniciativas das indústrias e do governo japoneses para economia de energia e menores níveis de emissão de poluentes pela redução do peso dos veículos. 
O nível da segurança estrutural é garantido pelos dois tipos de construção, seja a roda de liga leve (alumínio) ou ferro (aço). Porém uma roda de alumínio proporciona algumas vantagens adicionais ao aspecto de segurança, comparada à roda de ferro, como por exemplo: 

1) Menor densidade da liga de alumínio, representando consequentemente menor peso (aproximadamente 30 até 35 %) para rodas com as mesmas dimensões e aplicações.

2) Menor peso significa também menor movimentação de massa, como também menor consumo de combustível e melhor estabilidade na pista.

OBS:
O mais seguro e vantajoso é rodar com as rodas originais de fábrica de qualquer motocicleta ou, ainda, com rodas de liga leve originais de fábrica que sejam adequadas ao modelo que Você possui. Todas as rodas devem ser mantidas balanceadas.