Respostas

2013-08-26T21:08:46-03:00
Era o seguinte, Napoleao Bonaparte estabeleceu o boqueio continetal-niguém podia comercializar com a inglaterra -só que Portugal como tava endividada com a inglaterra teve que furar o bloqueio....aí Napoleão se irritou e resolveu atacar portugal!aí a corte de portugal ficou desesperado e teve apoio da inglaterra pra fugir pro Brasil!Tantoq ue depois a primeira coisa que a corte portuguesa fez no brasil foi abrir os portos pras nações amigas e com isso engoradar os cofres ingleses!
2013-08-26T21:17:58-03:00
Motivos que eu conheço: tavam quebrando o pau na Europa (pra variar um pouco) e Napoleão ordenou um bloqueio continental contra a Inglaterra, ou seja, todos os países Europeus estavam proibidos de comercializar com a Inglaterra e se fizessem isso seriam invadidos pelas tropas napoleônicas. Portugal ficou numa situação bem complicada, porque Portugal e Inglaterra sempre foram aliados, então ou D. João desrespeitava o bloqueio e levava de Napoleão ou respeitava e acabava com séculos de parceria com os ingleses e estes invadiriam o Brasil (maior e mais produtiva colônia portuguesa).
A saída que D. João encontrou foi se mudar de mala e cuia pro Brasil (escoltado pela frota inglesa, a mais poderosa da época (quiçá até os dias de hoje), trazendo família, criados e piolhos para Salvador e depois se mudou pro Rio de Janeiro, ferrando com um monte de famílias cariocas que foram despejadas de suas casas para abrigar os portugueses e seus piolhos.
Essa vinda da família real deu certa autonomia ao Brasil, que foi elevado de colônia à sede real, mas o Rei acabou retornando à Portugal quando Napoleão se ferrou lá na Europa.