Respostas

2013-08-27T16:44:49-03:00
A FORÇA DE ATRITO (Fat) é a força contraria ao movimento, por isso tbm é chamada uma força dissipativa em sistemas ñ conservativos, por exemplo pode ser a força com q o chão empurra uma caixa para traz enquanto vc a empurra pra frente, ñ q o chão vá "empurrar" a caixa literalmente, mas se ele for aspero ele vai dificultar sua ação, ñ vai!

Pode existir Fat estático ou dinâmico ( como o proprio nome diz, pra qnd a força realiza trabalho ou ñ, lembrando q trabalho = movimento)

Fat = μ . N

Onde μ é o coeficiente d atrito estático ou dinâmico, q o proprio exercício vai t dar

e N é a força normal, q ñ tem formula pra calcular, mas é sempre a força perpendicular ao apoio, tipo: pra um corpo parado em superfície horizontal, N=á força peso ( m.g )      
FORÇA NORMAL  é uma força contrária a força peso. Para ser mais claro: quando um corpo esta em repouso, temos a força peso para baixo, e a normal para cima, ou seja, a força normal é a reação da força peso. Portanto apresentam a mesma intensidade(valor)

P=mg-> força peso igual a massa vezes aceleração da gravidade

N=P-> força peso igual a força normal
A força peso (P) é a força que o objeto faz na superfície e é calculada multiplicando-se a massa do objeto pela aceleração da gravidade, assim:

P = m * g
 

(onde P é a FORÇA PESO em kg.m/s², m é a massa do objeto em quilos e g é a aceleração da gravidade em m/s²)

1 kg.m/s² = 1 N (Newton, medida de de força)

A aceleração da gravidade é uma constante universal e é igual à 9,8 m/s².

Exemplo:

Eu tenho uma massa de 70 kg. Se eu quiser saber qual é a força peso que eu exerço no solo, eu uso a fórmula que eu defini anteriormente, assim:

P = 70 * 9,8 = 686 (Portanto a minha força peso é 686 


1 5 1