Agora, observe o leitor a versão da Folha de S.Paulo. O título da Folha diz o seguinte: "Crise piorou status de 4,2 milhões de brasileiros", ou seja, um título absolutamente pessimista. No interior da reportagem, o jornal começa dizendo que a crise baixou o status de 4,2 milhões de brasileiros que faziam parte das classes A e B em setembro de 2008, jogando-os para as classes C, D e E. Em seguida, no segundo parágrafo, o texto repara que "por outro lado, outras 4,7 milhões de pessoas saíram da classe C e ascenderam na pirâmide". Mais adiante, o jornal acrescenta que quase um milhão de brasileiros deixaram de ser pobres durante a crise financeira internacional.

gostaria que
você refletisse se você considera normal e ético um jornal preferir destacar as 4,2 milhões de pessoas que caíram de classe, ao invés dos 4,7 milhões de indivíduos que ascenderam socialmente?

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Estou fazendo esse trabalho para uma amiga e minha resposta foi a que segue abaixo:

A intenção do autor é refletir sobre conceitos e como as práticas de noticias podem ser alteradas em função da nova dinâmica social e informacional. Assim também, podendo ser distorcidas levando-as a modo que tornem-se algo sensacionalista. O que chama mais atenção? Nesse caso, o choque de ver um número relativamente grande de pessoas que perderam status, como citou a Folha de São Paulo...
em seu título de publicação: "Crise piorou status de 4,2 milhões de brasileiros"; Ou como apenas um homem conseguiu reerguer uma nação em tamanha grandiosidade: “Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo.” -Folha de S.Paulo. O grande fator de erro decorrente foi a dissimulação, a hipocrisia da Folha de São Paulo tentando defender uma base de jornalismo transparente, cujo o vídeo demonstra, mas infelizmente praticando o contrário.

Respostas

2013-08-29T09:44:20-03:00
Definir se é normal ou ético um ou outro tipo de chamada para uma notícia, não vende. O que chama mais atenção? Nesse caso, o choque de ver um número relativamente grande de pessoas que perderam status.
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Principalmente se o número destacado representa o público leitor do veículo!