Respostas

2013-08-29T16:51:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Feliz :) 
Mas como a dor muitas vezes é um mecanismo de defesa do organismo, seria uma pessoa em constante risco de morte.
1 5 1
Tá serto. Eu não sei em que série você está. Vou chutar oitavo ano, estudando o corpo humano. A dor física é captada pelas terminações nervosas que temos espalhadas pelo corpo todo. Eles atuam como reguladores do ambiente e transmitem as informações ao cérebro. Lá em cima, o sistema nervoso comunica à parte racional que o ambiente está quente. Mas se você encostar o braço na panela, a temperatura é suficiente para destruir uma área considerável de pele e nervos. continua...
Nessa situação, o sistema nervoso age rápido e manda uma ordem aos músculos para puxar o braço ou largar a panela quente. Passado o perigo, você vai continuar sentindo uma dor horrível, pois a área lesionada está sujeita a infecção, e você precisa cuidar muito, limpar, proteger... É a dor que vai te "lembrar" dos cuidados. A dor de um pé quebrado te impede de andar e você fica paradinha, permitindo a recuperação da fratura.
Ou seja, a dor acontece na área machucada (pode ser só uma topada no sofá, uma unha encravada...) e no seu cérebro, e serve para que redobremos os cuidados com a área machucada. Sem dor, nós não tomaríamos qualquer cuidado (eu andei um dia inteirinho com um pé quebrado e por milagre não tive que operar). Sem tomar cuidado com um machucado, ele pode piorar tanto que nossa vida estaria em risco (se você não cuida do machucado nem da infecção, você morre!)
Eu me esforcei. Melhorou ou piorou? se piorou, tente me dizer o que você não está entendendo.
(De tanto ler essa droga de "tá serto" na internet, ó que me aconteceu lá no primeiro comentário)