Respostas

2013-08-30T11:51:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Coerência significa que o texto faz sentido, não se contradiz nem fere a realidade interna ou externa ao texto. Por exemplo: na HQ, o super-homem pode voar. No livro de ciências, não.

Coesão é a amarração dos parágrafos, criando uma unidade de texto significativa. Esse mecanismo pode ser verificado por meio do emprego de conjunções ou substituições. As partes que coloquei em negrito são exemplos de mecanismo de coesão.

Ambiguidade é quando alguém escreve um texto e prejudica a sua interpretação. 
Sua, de quem? Do "alguém", do texto ou a sua, você que está lendo? Este é um exemplo de ambiguidade.
2 5 2
A melhor resposta!
2013-08-30T11:56:40-03:00
 Ser coerente é saber ordenar as idéias e os argumentos contidos no texto, de modo que eles passem corretamente os conceitos que no escrito esta contido. Um exemplo de incoerência no texto é:

"Adoro filmes porque eles são cansativos e desnecessários" - Texto sem coerência, sem sentido.
"Faz muito tempo que meu primo foi morar em outro país. Meu pai, que não recebe notícias dele desde a sua partida, pede a ele que volte a morar com a gente sempre que se encontram." - Perceba que ele diz que o pai não recebe notícias desde a partida, e depois diz que eles sempre se encontram. Novamente, texto incoerente.

 Já a coesão é saber ligar os elementos do texto de forma correta. Ligação essa que será feita pelos conectivos (conjunções). Portanto podemos dizer que um texto coeso é aquele em que as conjunções estão colocadas de forma correta. ex:

"Minha mãe odeia meu irmão, portando ama ele" - Texto incoerente e incoeso. A conjunção "portanto" estabelece uma ideia de conclusão. Caso se usasse a conjunção "mas" que da idéia de oposição, teríamos um texto coerente e coeso.

Ambiguidade são textos que tem duplo sentido. Exemplo:
"Onde esta a vaca da sua mãe?" 
A vaca é a mãe, ou a vaca é da mãe? Isso é ambiguiade
Espero ter ajudado! 
3 5 3
Perfeito :)))
obg :]]
Obrigado pela ajuda.. ;)