O tema Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos constitui o eixo central da educação e objeto da política educacional. Diz respeito à efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social nas instituições educativas de todos os níveis, etapas e modalidades.

A diversidade, como dimensão humana, deve ser entendida como a construção histórica, social, cultural e política das diferenças que se expressa nas complexas relações sociais e de poder.

Uma política educacional pautada na diversidade traz para o exercício da prática democrática a problematização sobre a construção da igualdade social e as desigualdades existentes. Esta construção pressupõe o reconhecimento da diversidade no desenvolvimento sócio-histórico, cultural, econômico e político da sociedade.

Os coletivos políticos, tais como os movimentos: negro, quilombola, indígena, de mulheres, LGBT, ambientalista, povos do campo, povos da floresta e povos das águas, das comunidades tradicionais, de inclusão das pessoas com deficiência, dentre outros, afirmam o direito à diferença, instigam a adoção de políticas públicas específicas, fazendo avançar, na sociedade, a luta política pelo reconhecimento, pela luta contra o racismo e pela valorização da diversidade. Os movimentos sociais contribuem para a politização das diferenças, da identidade e as colocam no cerne das lutas pela afirmação e garantia dos direitos ao atuarem dessa forma, questionam o tratamento dados pelo Estado à diversidade, cobram políticas públicas e democráticas e a construção de ações afirmativas destinadas aos grupos historicamente discriminados.

Considerando a necessidade da Educação em garantir o direito à diversidade, articulando a justiça social, a inclusão e os direitos humanos, proponha duas ações de políticas públicas que possam contribuir com a efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social esperada. Apresente argumentos que fundamente sua resposta.

Não estou conseguindo elaborar uma resposta :X, Já fiz três vezes e foi invalido a respota

1

Respostas

2015-05-28T22:48:58-03:00
Bom, duas propostas que posso sugerir seria: Melhoria da infraestrutura das escolas públicas (com a implantação de laboratórios e atividades que incentivem a criatividade e inovação). Outra seria a melhor valorização do professor tanto em termos de qualidade de ensino, quanto em melhores remunerações. A educação é a base de tudo, precisa haver investimentos e melhorias.

Espero ter ajudado!