1 Adriana é professora do 5º ano e está trabalhando o conceito de frações equivalentes com sua turma. Para fomentar o estudo, Adriana distribuiu uma faixa de papel para cada um de seus alunos e solicitou os seguintes passos:

· Dobrar a faixa ao meio;

· Colorir um dos lados antes de abrir a dobra;

· Abrir a dobra, observar o lado onde há colorido e escrever a fração que a parte colorida representa do todo; 1/2

· Voltar a dobrar a faixa ao meio;

· Dobrar novamente ao meio;

· Dobrar uma última vez ao meio;

· Desdobrar a faixa e observar em quantas partes o todo está dividido pelas dobras;

· Contar quantas dessas partes está colorido e escrever a fração que a parte colorida representa do todo.

Com esta atividade Adriana pretende induzir a equivalência entre as frações:

1/2 e 4/8

1/2 e 2/8

1/3 e 2/6

2/4 e 2/8

1/2 e 1/4

1

Respostas

2013-09-01T08:34:37-03:00
1/2 e 4/8
Sao frações equivalentes
pois 4/8 dividido por 4 é igual. 1/2
1 5 1