Quando Bertrand Russell diz que "o maior desafio para qualquer pensador é enunciar o problema de tal modo que possa permitir uma solução", revela uma preocupação.
Analise essa afirmação, considerando aspectos do pensamento do filósofo inglês e as características da filosofia analítica.

1

Respostas

2013-09-02T07:31:16-03:00
Russell refere que a formulação de um problema tem de ser clara para que todos os interessados e para que todos os que têm potencial para responder percebam do que se trata. Isso parece óbvio e não muito preocupante no nosso quotidiano, mas quando debatemos problemas como o da identidade pessoal, quando eu me refiro a mim estou a referir-me a quê? O que sou "eu"? Outro exemplo, talvez o melhor, é o conceito de Deus. O que é Deus? Percorrendo várias partes do planeta iríamos obter respostas diferentes, mas em filosofia, o problema da existência de Deus não consiste em discutir qual é o Deus que existe, mas sim se existe um ser com certas características que criou e controla o Universo.
Se a ideia base da filosofia analítica é criar uma linguagem formalizada para que a discussão de um problema se torne mais claro, isso vai de encontro ao que é referido por Bertrand Russell na citação. Para Russell o debate de uma questão só pode ser realizado de forma cuidada se e somente se todos tiverem a mesma concepção do termo em causa. Não têm de defender a mesma tese sobre o objeto de análise, mas na definição da mesma. Eu e um colega podemos ter posições contrárias quanto à existência de Deus mas antes de debater ambos temos de concordar com conceito ou a reflexão será inútil, uma vez que eu analisei X e o meu colega analisou Y.
9 4 9