Respostas

2013-09-02T08:18:55-03:00
A Batalha de Stalingrado foi a batalha mais sangrenta da história, que ocorreu entre 1941 e 1942 na cidade industrial de Stalingrado, ao sul de Moscou entre os exércitos alemães e o exército soviético com mais de 2 milhões de mortos.

Esta batalha representou a virada na Segunda Guerra Mundial. Pela primeira vez, o exército alemão havia sofrido uma grave derrota acabando com o mito da invencibilidade nazista. 

Taticamente a Batalha ocorreu da seguinte forma: Os alemães já dominavam 90% da cidade mas os soviéticos se negavam a entregar a cidade. Em um "movimento de pinça", os soviéticos atacaram os flancos alemães (comandado por romenos) e cercaram todo o Sexto Exército Alemão, que era a ponta de lança no ataque da terceira frente.

Hitler deu a ordem ao general Von Paulus para que lutasse até o último homem porém este o desobedeceu e rendeu-se aos soviéticos.

Estratégicamente, o objetivo do Sexto Exercito era tomar a cidade industrial de Stalingrado e finalmente chegar ao petróleo do Cáucaso.
Stalingrado era o orgulho soviético que deveria ser mantido a todo custo, pois tinha o "nome do chefe"(de acordo com Nikita Khruschev que depois foi o homem forte da URSS).
Acontece que quando a segunda guerra começou,a velha guarda dos oficiais soviéticos ainda não eram favoráveis ao uso do Tanque como arma majoritária de guerra,ainda se tinha a idéia errada que a "melhor cavalaria sempre vencia",mas desde a invasão alemã em 22 junho de 1941,os russos aprenderam amargamente que a cavalaria por si só contra um exército de tanques era suicídio.E pior,estavam totalmente desorganizados estratégicamente para impedir uma invasão.
Acontece que quando os alemães sitiaram Leningrado,depois chegaram as portas de Moscou para depois se reagruparem em Stalingrado o inverno chegou,e os alemães não estavam preparados para uma guerra em baixas temperaturas e pior,foi tempo suficiente para os soviéticos providenciarem o armamento necessário,até então inexistente.
obrigadaaaa