Sabendo que existe uma relação direta entre crescimento populacional e infraestrutura nas cidades (por exemplo, o acesso ao saneamento básico e recolhimento e destinação de resíduos sólidos), e que ela se constitui num dos grandes desafios da gestão ambiental, é CORRETO afirmar que:

Alternativas:

O aumento da população mundial não oferece riscos ao ambiente natural nem contribui para aumentar a crise ambiental, pois, conforme cresce em um determinado local, a população migra para regiões com menor densidade geográfica, o que promove a distribuição demográfica uniforme, em todos os países do mundo.

A relação entre população, consumo dos recursos ambientais e geração de resíduos é direta, daí estes serem os principais responsáveis pela crise ambiental: quanto maior a população, maior a quantidade de recursos naturais para suprir suas necessidades e, consequentemente, maior a geração de resíduos.

Com o avanço tecnológico registrado a partir da Revolução Industrial, aliado ao aumento do nível de escolaridade das pessoas, em todo o mundo, a humanidade vem consumindo menos recursos naturais a cada ano, portanto o nível atual de consumo não representa nenhuma ameaça para o Planeta.

Entre 1960 e 2011, a população mundial diminuiu de sete para três bilhões de pessoas, e até o final deste século as estimativas apontam para menos de um bilhão de pessoas habitando a Terra, como consequência das políticas de controle de natalidade implantadas em todo o mundo. Em cidades pequenas do interior do Brasil, não existem problemas ambientais.

1

Respostas

2013-03-20T22:29:19-03:00

Apesar de podermos apresentar pontos de crítica a essa afimativa, diante das alternativas acredito que a segunda é a correta, uma vez que relaciona o aumento do consumo dos recursos natuais a uma maior geração de resíduos.