Elementos extratextuais. Sabendo que essa imagem (anexo) foi retirada da revista Época de 02/09/2013, da seção Dois Pontos, que destaca notícias curiosas da semana anterior, publicadas em forma de citação dos envolvidos, explique que elementos extratextuais são necessários para compreender o texto.

1

Respostas

2013-09-03T13:39:44-03:00
Para compreender esse texto, é preciso saber o que é uma reza e em que situações ela é feita. Sabendo que a reza é uma petição ao poder divino em caso de necessidade, pressupõe-se que o enunciador vivia uma possível situação de perigo,na qual precisava de ajuda. Com base na legenda, que diz que o enunciador é um instrutor de parapente, o qual disse essa fala para um comerciante, deduz-se que ocorreu um imprevisto ou até mesmo um acidente durante um voo guiado por Luiz Gonzaga Pereira da Silva.
Além disso, ajuda saber que o parapente é um esporte radical,e nessa modalidade um erro pode ser fatal, o que induz os envolvidos em um acidente nessa prática a apelarem para todos os tipos de ajuda possível (pra tentar salvar a própria vida).
2 5 2