Dispondo de uma folha de cartolina medindo 50 cm de comprimento por 30 cm de largura, pode-se construir uma caixa aberta cortando-se um quadrado de 8 cm de lado em cada canto da folha (ver figura ao lado).Qual será o volume dessa caixa, em centímetros cúbicos?

Resp.: V = 34 x 14 x 8 = 3808

Consegui entender que o novo comprimento será 50 - 16 (34cm) e que a nova largura será 30 - 16(14cm), mas não entendi por que a altura vai ser 8cm...

2

Respostas

2013-09-03T15:23:46-03:00
A altura vai ser 8 porque é um quadrado de 8 cm, e um quadrado tem todos os lados iguais.
1 5 1
Sim, mas por que o lado do quadrado vai ser a altura da caixa?
A melhor resposta!
2013-09-03T15:28:50-03:00
Para entender porque a altura é 8 cm, basta vc imaginar a folha sendo cortada os quadrados nos cantos da folha e depois os lados da folha sendo dobrados, a altura será do tamanho do lado do quadrado.
1 5 1
Comentário foi eliminado
Entendi, muito obrigada a vocês dois!!!
dinada