Num tonel de forma cilindrica,está depositada uma quantidade de vinho que ocupa a metade de sua capacidade. Retirando-se 40 litros de seu conteudo, a altura do nível do vinho baixa de 20%. O numero que expressa a capacidade desse tonel,em litros é :
a)200
b)300
c)400
d)500
e)800

2

Respostas

2012-12-04T21:31:41-02:00

a) 200

 

pela regra de tres:

 

40  -   20

x    -   100

 

4000/20 = 200

A melhor resposta!
2012-12-04T21:33:02-02:00

x = capacidade 

 

Vinho = x/2

 

x/2 - 40 = 1/2.x - 0,2x

0,5x - 40 = 0,5x - 0,2x

0,5x - 40 = 0,3x

0,5x - 0,3x = 40

0,2x = 40

x = 40/0,2

x = 200

 

R.: Letra A, 200 litros.

 

 

Qualquer dúvida é só me chamar...

 

Respondedor

2 3 2