Respostas

2013-09-03T18:59:02-03:00
Japão: atual situação econômica 
Atualmente o Japão, assim como inúmeros países do mundo, enfrenta uma difícil situação econômica, devido, principalmente, à crise na economia dos EUA.
Segundo alguns especialistas, a economia japonesa deve apresentar-se instável no ano de 2008, não só pela crise econômica global, mas também devido à alguns fatores internos, como o fato de ser muito dependente de receitas geradas pela exportação e o elevado aumento dos combustíveis e derivados do petróleo (já que o país não possui nenhuma fonte interna deste recurso). 
A política financeira japonesa também é um grande empecilho para o crescimento do país, já que interfere no andamento das empresas de construção e de serviços. As taxas de juros, muito baixas (0,5%), acabam tornando o país pouco atrativo ao investimento estrangeiro, tal situação desvaloriza a moeda japonesa, assombrando o país com a ameaça de inflação.
Outro obstáculo é o ímpeto japonês de poupar, desaquecendo o mercado interno e acentuando ainda mais o problema da questão econômica, aumentando o desemprego que atinge, neste período, seu maior nível, chegando a 4,0%.
Tais situações, têm ocasionado especulações sobre a elevação dos juros japoneses no próximo ano, muito embora o Banco Japonês tenha negado um possível aumento. 
Os japoneses estão preocupados com a alta taxa de desemprego que assola o país, que gira em torno dos 4%. Como você relacionaria a economia japonesa com a brasileira segundo o índice de desemprego no Brasil que atinge 9,9%?
Fonte
13 4 13