Para uma turma ir a uma excursão,cada aluno deveria pagar 5 reais pelo frete do ônibus.Como no dia faltaram 4 alunos,foi necessário recolher entre os presentes 1 real a mais que o previsto.Então,o preço do frete do ônibus era de quanto?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-04T14:11:09-03:00
X = numero de alunos da turma
Y = valor do frete
logo:
y = 5x

como no dia faltaram 4 alunos temos:
y = 6(x-4)
y = 6x-24

igualando as equações temos:
6x-24 = 5x
6x-5x = 24
x = 24
Encontramos o numero de alunos, agora é só multiplicar pelo valor pago por cada um, veja que encontramos o numero total de alunos.
y = 5*24
y = 120

Resposta: 120 reais
2 5 2
2013-09-04T14:17:00-03:00
5 reais por pessoa
Faltaram 4 pessoas = 20 reais
Então foram 20 pessoas para a excursão e cada uma pagou 6 reais, devido os alunos que faltaram. Sendo assim, o valor do frete foi igual a 6 x 20 = 120 reais.
3 5 3