Respostas

2013-03-21T18:06:20-03:00

"O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do equador terrestre. 

Delimita a zona tropical sul, que corresponde a um limite do solstício que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. 

É uma linha geográfica imaginária que localizada abaixo do Equador e que indica a latitude 23,4378° Sul (23° 26′ 16″ de latitude sul). 

Cartograficamente, é representado por uma linha pontilhada que divide a zona tropical sul da zona temperada sul.

Atravessa três continentes, onze países e os três grandes oceanos.

O Trópico de Câncer é o paralelo situado ao norte da linha do equador terrestre, e delimita a zona tropical norte. 

Corresponde à declinação mais setentrional da elíptica solar para o equador celeste.

É uma linha geográfica imaginária à latitude 23,4378° Norte (23° 26′ 16" de latitude norte). 

Atravessa 3 continentes e 17 países.

Para entender-se em termos práticos a definição dos trópicos de Câncer e de Capricórnio, pode-se considerar a posição o Zênite do Sol.

Nos pontos da Terra exatamente sobre trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá ao menos um momento, num único dia por ano, em que o Sol estará em seu completo Zênite. Isso ocorrerá na data do solstício de verão do respectivo hemisfério. Estará totalmente "a pino", de modo que as sombras dos objetos ficarão exatamente sob os mesmos. Isso ocorre por volta de Meio dia, variando essa hora em função da posição relativa do local dentro do seu Fuso horário.

Nos pontos da ‘’Terra’’ entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio haverá um momento, em dois dias por ano, nessa condição de "sol a pino"' (Zênite). Sobre a linha do Equador essas duas datas são os equinócios (20~21 de Março; 22~23 de Setembro), separados entre si por cerca de 6 meses.

A medida que as latitudes se afastam do Equador, a diferença entre as datas dos dois Zenites solares vai se reduzindo desde 6 meses no Equador, até data única sobre os dois trópicos (23º26’16" N e 23º26’16" S"