Marta viajou e colocou na mala 4 calças (de cores distintas) e 5 blusas (também de cores distintas). Se ela fechar os olhos e pegar na mala uma calça e uma blusa, qual a probabilidade de a calça ser preta e a blusa ser azul (considerando que ela tem calça e blusa nessas cores)?

2

Respostas

2013-09-04T17:59:09-03:00
Neste caso existem 20 combinações possíveis com as 4 calças e as 5 blusas, logo a probabilidade de as duas serem pretas é:
 \frac{1}{20} = 0,05

ou seja: 5%
Muito obrigada, Rafael! Mas e para ser uma calça preta e uma blusa azul?
A melhor resposta!
2013-09-04T18:05:10-03:00
A probabilidade da calça ser preta é 1 em 4 o que daria 25% de chace e 
a blusa 1 em 5 o que daria 20% de chance, isso tratando individualmente. Agora se for num todo, a probabilidade é de 5% de chance, pois há a possibilidade de 20 combinações com 4 calças e 5 blusas.
1 5 1