Respostas

2013-03-22T13:22:55-03:00

As denominações Ártico, região ártica ou zona polar ártica designam o conjunto de terras e mares que se estende do círculo polar ártico até o pólo norte.

O relevo é formado por planícies e planaltos ondulados. O mar, cuja profundidade chega a mais de quatro mil metros, permanece coberto em grande parte pela banquisa. Perto do círculo polar ocorrem as temperaturas mais extremas, que podem chegar no inverno a - 60º C. Devido à inclinação da Terra, o pólo norte não recebe luz direta do Sol durante seis meses.

Os solos do Ártico permanecem cobertos de gelo no inverno e neles só cresce a tundra no verão. Os animais típicos são o urso polar, a rena, o caribu e o boi almiscarado. A fauna marinha inclui a foca, a baleia, o leão-marinho, o elefante-marinho e o narval. Há ainda grande variedade de peixes de valor comercial, como o salmão e o bacalhau.

A maioria dos habitantes tem características mongóis, como os esquimós, que vivem no extremo norte da América do Norte, na Groenlândia e noroeste da Sibéria; e diversas tribos eurasianas, como os samoiedos e os iacutos. Ao grupo étnico branco pertencem os lapões, habitantes da Escandinávia e da Sibéria.

Acredita-se que o grego Pítias tenha sido o primeiro explorador a se aproximar da região, no século 4 a.C., quando contornou a Grã-Bretanha. No século 16, ingleses e holandeses retomaram as expedições, à procura de rotas para o Oriente. O dinamarquês Vitus Bering descobriu e percorreu o estreito que leva seu nome e que liga a Ásia à América. Em 1958, o submarino atômico norte-americano Nautilus atravessou a região, do Pacífico para o Atlântico, por baixo da banquisa, e, em 1977, o quebra-gelo nuclear soviético Arktika tornou-se o primeiro navio a chegar ao pólo norte.