Alguém me ajuda a desenvolver o raciocício para essa questão: Subtraindo-se 66 anos do triplo da idade de uma pessoa obter-se-á o que lhe falta para completar a medade de um século. Portanto, a idade dessa pessoa, em anos, pertence ao intervalo: a resposta é: [21, 30] Como faaaz??

2

Respostas

2013-03-21T22:29:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

dá pra pensar assim:

 

idade da pessoa: x

triplo da idade: 3x

metade de um século: 50 anos. o que falta pra completar a metade de um século é y.

3x-66=50-y

 

 

 

A melhor resposta!
2013-03-21T23:03:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

sendo X a idade, 50 é metade de um século e Y o que falta para 50 , temos:  3X - 66  =50 - Y

 

3X-66-50 = - Y

3X - 116 = - Y   Como Y é o que falta para 50, deverá ser um resultado entre 0 ou 50.

 se Y = 0  teremos 3X -116 = 0       ------3X =116   -----   X =38,666...

 

se Y = 50 teremos  3X -116 = - 50     ------ 3X = 66   -----   X = 22   ****  esta é a resposta.

 

 

1 5 1