Em uma apresentação de ópera, uma cantora emitiu uma nota muito aguda, queconseguiu quebrar uma taça de cristal presente no palco. Nesse instante, um dos espectadoresque estava na primeira fila, ativou um aplicativo em seu smartphone com o qual verificou quea frequência da nota emitida pela cantora era de 2 kHz e que o nível sonoro que chegou atéele foi de 90 db.
a) Quais qualidades fisiologias do som estão relacionadas com as grandezas medidaspelo smartphone do espectador? Justifique sua resposta
b) Se um instrumento musical emitisse um som com mesma frequência e nível sonoroque a cantora, uma pessoa notaria alguma diferença nos sons? Justifique sua resposta.
c) Porque a taça de cristal quebrou? Justifique sua resposta.
d) Qual o comprimento de onda do som produzido pela cantora?
e) Calcule a intensidade física do som produzido pela cantora, em W/m².

1

Respostas

2013-09-06T19:22:13-03:00
A) intensidade -> capaz de calcular a intensidade do som (medida em Bel);
Frequência -> associada a movimentos de característica ondulatória que indica o número de execuções por unidade de tempo;
b) sim, pois o timbre é diferente (ele nos permite diferenciar sons de instrumentos, por exemplo) 
c) Em geral, taças de cristal quebram com um alto falante de aproximadamente 110 decibéis. No caso da cantora de opera, eles treinam muito para alcançarem alturas superiores a 100 decibéis. Isso ocorre porque as ondas sonoras emitidas fazem as moléculas que formam o objeto ficarem muito agitadas. Assim, o copo começa a vibrar. Dependendo da potência e duração do som, o tremor fica intenso e o copo chega a quebrar. 
d) não encontrei o resultado exato :( 
e) não encontrei tb! :( 
Espero ter ajudado!! (= boa sorte!!! 
questao de fisica e não de matematica. embora se requeira formulas matematicas para sua solucao
kkk vdd! (=