Por favor voltei a estudar ,novamente tenho 54 anos , e tenho dúvidas,

"Diz o sr. Carvalho que nao troque caminho por atalho.

nao consigo saber a que grupo de conjuçeos pertence a conjunçao"que"

Obrigado,

ivone Bardy

2
O sr Carvalho diz o quê? que não troque caminho por atalho. a oração subordinada é substantiva objetiva indireta. Orações substantivas são introduzidas por conjunção INTEGRANTE.

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-07T21:14:47-03:00
Olá Ivone

A conjunção "que" neste caso, refere-se ao grupo de conjunções subordinativas, uma vez que você está usando o "que" nesta oração para indicar um conselho ou ordem.
1 5 1
2013-09-07T21:57:18-03:00
Pode ser subordinada adverbial consecutiva:
" Trabalhei tanto que fiquei doente "

subordinada adjetiva:
" fui eu que quebrei o prato "

subordinada predicativa:
" o fato é que todos não vieram."