2 - Durante o chamado governo constitucional (1934-1937), as tensões entre a Ação integralista Brasileira e a Ação Nacional Libertadora marcaram o cenário da política nacional ? Descreva, a partir das forças políticas, os acontecimentos que conduziram Getúlio Vargas ao poder e a sua permanência.

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-09-08T15:15:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sim, a Ação Integralista Brasileira- representada pela extrema direita e inspirada em governos fascistas, como o da Itália, buscava a centralização do poder nas mãos do executivo. Já a Aliança Nacional Libertadora- representada pela extrema esquerda de caráter socialista, também inspirada em regimes políticos estrangeiros, como da então União soviética, defendia medidas como da reforma agrária e derrota do sistema imperialista. Nesse contexto de interesses políticos contrários, a ANL que havia levado Vargas ao poder e que havia sido abandonada por ele por não mais se compatibilizar com os ideais comunistas por eles pregado, começou em 1935 a uma revolta onde tentavam a tomada do poder. Sem maiores forças para se manter ativo, o movimento foi totalmente desarticulado por vargas que em contrapartida declarou o Estado de Sítio. Com essa declaração, Vargas teve os seus poderes políticos ampliados, podendo assim tomar outras medidas para se manter no poder, como perseguição dos seus opositores, a revogação das eleições de 1937 (pela então ameaça comunista), E a anulação da constituição d 1934 através do plano Cohen.
9 4 9