Respostas

A melhor resposta!
2013-09-08T16:04:34-03:00
Temos que aplicar o conceito de produtos notáveis

(a + b)² = a² + 2ab + b²
Ai vc tem que ver quais números que satisfazem ele nesse exemplo que vc deu
a e b são fáceis de se achar, pois a² = m² então a = m e b² = 4 então b = 2 ai basta vc fazer 2.m.2 = 4m

Para achar que m = 2 vc precisa calcular as raizes da equação do 2 grau
que é 
b² - 4ab = 16 - 4 .(1).(-4) e delta dá 0 (16- 16)
como delta é 0, só há uma raiz que vc vai achar por
-b +-raiz de delta/ 2a => 4 + 0/2.1 = 4/2 = 2
Abs!
1 5 1
Só não entendi uma parte. No final do primeiro parágrafo você fala "ai basta vc fazer 2.m.2 = 4m". Pq eu faço isso? Não acompanhei essa parte, '-'
pq produto notavel é a² + 2ab + b², o a² e b² vc ja achou, agora basta multiplicar esse a e b que vc achou (no caso m e 2, por 2, ficando 2.2.m = 4m
2013-09-08T16:12:59-03:00
Extraindo a raiz quadrada dos termos quadrados : o m e o e ==> √m2 = m ;  √4 =
Multiplicando-se 2 (sempre por 2) x m x 2 = 4m (observe que essa expressão ´é um quadrado perfeito, na equação ela está com -) . Então, (m - 2)
2  = 0