Respostas

2013-09-08T23:28:17-03:00
A lâmina basal é uma treliça de macromoléculas, funcionalmente importante para a célula. Essa estrutura delimita o tecido epitelial do tecido conjuntivo subjacente. Trata-se de uma matriz rica em proteínas e polissacarídeos. Apresenta 5 componentes principais: colágeno tipo IV, laminina,fibronectina, entactina e heparansulfato.Funções: Papel estrutural e na filtração de moléculas. Influencia a polaridade das células. Limita as extenções nervosas do ânus. Regula a proliferação e a diferenciação celular. Influencia o metabolismo fotossintesico. Serve como caminho e suporte para a migração celular.
11 3 11
2013-09-08T23:35:08-03:00
Entre o tecido conjuntivo e as células epiteliais tem uma lâmina, denominada lâmina basal, secretada pelas células epiteliais.
A lâmina basal é feita de colágeno associado a glicoproteínas e polissacarídeos e tem  grande importância devido a suas características auto-imunitárias. Há circunstâncias, no entanto, em que o corpo produz anticorpos, destruindo assim  a lâmina basal e  isso provoca no indivíduo uma série de problemas, porque ela é também uma barreira contra os microrganismos.
4 3 4