Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-03-23T12:46:45-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

MISTURAS HETEROGÊNEAS

Para você separar misturas heterogêneas, você pode fazer uma FILTRAÇÃO SIMPLES, que separa um sólido de um líquido, como por exemplo água e areia. Para realizar esta filtração, você pode utilizar um funil, forrado por um papel de filtro. Ao passar a água com areia ali, a água vai e a areia fica retida no papel. Este processo é lento.

 

Outro modo de separar um sólido do liquído é através da FILTRAÇÃO A VÁCUO, como por exemplo água e farinha. Para realizar esta separação, você terá que utilizar uma bomba a vácuo, um kitassato, funil de Büchner e papel de filtro. O kitassato se liga a bomba de vácuo através de uma mangueira, e em cima dele, há o funil de Büchner forrado com papel de filtro, onde se coloca a água misturada com farinha. A pressão dentro do kitassato, que srá reduzida, irá puxar a água que está no funil, sendo a farinha retida no papel de filtro. Este é um processo rápido.

 

O mais popular de todos, usado em muitas estações de tratamento de água, é o PROCESSO DE DECANTAÇÃO. Podemos utilizar como exemplo a água e o barro. As duas substâncias misturadas ficam em repouso. Depois de certo tempo, o barro se deposita no fundo do recipente. Para separar os dois, basta verter vagarosamente o recepiente, assim a água sai, mas o barro fica no fundo. Esté é um processo lento.

 

Podemos utilizar também a CENTRIFUGAÇÃO como modo de separação. Podemos utilizar o exemplo do leite. A centrífuga gira em alta velocidade, tendo de um lado o leite (nosso exemplo) e do outro água, para poder equilibrar o peso. Em altas rotações, o leite vai para o fundo, enquanto acima, forma uma espécie de manteiga. Este processo é rápido.

 

Temos também as misturas heterogêneas de sólidos. Por exemplo, como separar água e areia? Basta realizar outro tipo de separação, a DISSOLUÇÃO FRACIONADA.. A dissolução fracionada nada mais é do que a separação de dois sólidos por adição de solvente (água, por exemplo). O primeiro passo é adicionar água ao recepiente onde está o sal e a areia.. O sal irá se dissolver na água, enquanto a áreia se deposita no fundo. Agora basta realizar filtração simples, passando as substâncias no papel de filtro, onde a água passa e a areia fica retida. Pronto, agora basta separar o sal da água. Para isso, é só esquentar a água para ela evaporar, onde ela vai e o sal fica.

 

A SEPARAÇÃO MAGNÉTICA é a separação de dois sólidos por atração magnética. A lamalha de ferro e o enxofre podem ser usados como exemplo. Os dois, estando misturados heterogeneamente, basta colocar um imã em cima da mistura, onde a lamalha de ferro será atraída pelo imã, se separando do enxofre.

 

Também tem a FLOTAÇÃO, que é a separação de dois sólidos por diferença de densidade, como por exemplo, areia e serragem. Basta adicionar água à mistura, assim, a serragem fica flutuando, enquanto a areia fica depositada no fundo. Assim, basta "pescar" a serragem  que está na superfície com auxilio de uma peneira, e depois, filtrar a areia.

 

Há a CATAÇÃO, que se separa dois sólidos utilizando as mãos ou uma pinça, como por exemplo descascar amendoim, separar impurezas do feijão, etc.

 

E por último, temos e LEVIGAÇÃO, que é a separaçãode dois sólidos por arraste de alguma corrente de água. Podemos utilizar como exemplo, o ouro com pedaços de rocha.

 

MISTURAS HOMOGÊNEAS

Podemos utilizar a DESTILAÇÃO SIMPLES, utilizando um fúnil de separação. Este tipo de separação dá certo para liquídos imiscíveis, ou seja, que não se misturam, como água e a gasolina. A água fica por baixo, e a gasolina por cima. Assim, é só abrir a válvula até a água cair tudo no frasco, assim que chegar na gasolina, é só fechar a válvula, deixando-a retida no funil e separando os dois líquidos.

 

O outro é através da DESTILAÇÃO, que separa misturas com uma ÚNICA fase, como por exemplo água mais sal ou água mais álcool. Para isso será usado um balão de destilação, preso a um tripé. Basta esquentar a água juntamente com o sal, onde ela vai evaporar, porém, ao chegar no tubo preso ao balão, irá se condensar, virando água pura, enquanto o sal continua no balão.

 

_____________________________________________

Espero ter ajudado. Todas as informações são anotações que realizei enquanto tive esta aula, com um professor de química altamente capacitado.

2 5 2