Respostas

2013-09-09T16:25:14-03:00
Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. As soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade).

Substâncias químicas presentes nos organismos de animais e vegetais estão dissolvidas em água constituindo soluções. No cotidiano a maioria das soluções é líquida.

As propriedades físicas e químicas de uma mesma solução são constantes em toda sua extensão, todavia dependem da composição, que pode variar de solução para solução. As soluções são classificadas de acordo com:

- O estado de agregação da solução:

As soluções podem ser encontradas em qualquer fase de agregação: sólidas, liquidas ou gasosas. O que determina a fase de agregação de uma solução é a fase de agregação do solvente.

a) sólida - Neste caso o solvente é sólido, e o soluto pode ser sólido, líquido ou gasoso. Ex: ligas metálicas de bronze (cobre e estanho), latão (cobre e zinco).

b) líquida - O solvente é líquido, e o soluto pode estar em qualquer um dos estados físicos: sólido, líquido ou gasoso.

Ex :água do mar constituída principalmente de cloreto de sódio (NaCl).

c) gasosa – Tanto o solvente como o soluto são gasosos.

Ex: ar.

- A proporção entre soluto e solvente

a) diluída: Uma solução é dita diluída quando a quantidade de soluto presente em determinada quantidade de solução é considerada pequena.

Embora não exista um parâmetro rigoroso para essa avaliação, admite-se que as soluções diluídas são aquelas que possuem ao Maximo um décimo de mol (0,1 mol) de soluto por litro de solução. Exemplos:

- solução 0,1 molar de NaCl;

- solução 2% de HCl;

- solução 10 g/l de H2SO4.

b) concentrada: Uma solução é dita concentrada quando a quantidade de soluto presente determinada quantidade de solução é considerada elevada.

Admite-se que as soluções concentradas são aquelas que possuem mais que um décimo de mol (0,1 mol) de soluto por litro de solução. Exemplos:

- solução de HCl 25%;

- solução 1000 g/l de H2SO4;

- Condução de corrente elétrica:

a) Soluções moleculares: as soluções que apresentam apenas moléculas como partículas dispersas. Não conduzem corrente elétrica detectável por aparelhos comuns de laboratório.Ex: Soluções de sacarose em água, ou de álcool etílico em água.

b) Soluções iônicas ou eletrolíticas: as soluções que apresentam íons como partículas dispersas, conduzem corrente elétrica.

Ex: Cloreto de sódio em água, ou acido acético em água.

- Solubilidade

A solubilidade é a propriedade que as substâncias têm de se dissolverem espontaneamente numa outra substância denominada de solvente.

A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito de substância para substância. O álcool, por exemplo, possui solubilidade infinita em água, pois água e álcool se misturam em qualquer proporção. Grande parte as substâncias, por sua vez, possui solubilidade limitada, ou são insolúveis.
2 5 2