Depois das explicações mitológicas o pensamento filosófico foi ganhando espaço entre os Gregos, mas não as superou. Mito e Filosofia convivem até os dias atuais.

Quais são as diferenças entre Filosofia e mito?

1. O mito se preocupava em narrar histórias de um tempo passado que não era possível precisar a época, sem explicar o presente. A Filosofia, diferentemente, procura explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro as coisas são como são.

2. O mito narrava a origem através de genealogias conflitos ou acordos entre deuses, já a filosofia se preocupa em explicações com bases racionais.

3. O fabuloso, o contraditório são características do mito, sendo a autoridade do narrador inquestionável, pois acreditava-se que era escolhido dos deuses para transmitir os mitos às pessoas. Já a Filosofia tem como princípio as explicações coerentes, racionais, não abrindo espaço para a fabulação. Não há autoridade divinamente estabelecida.

1

Respostas

2013-09-10T01:20:47-03:00
Alternativa número 3: 

O mito quase sempre tem cunho religioso, era usado na antiguidade para explicar fenômenos naturais, como as chuvas no reino nórdico, que eram explicadas pelo machado de Tor, e quem discordasse poderia ser punido como pagão. A filosofia vem com uma ideologia racional, apesar de ter em seu ramo metafísico a busca por uma espiritualidade ainda não comprovada pela ciência, sempre se mantem em argumentos sólidos.