A palavra vulgar vem do latim vulgus e significa povão, o povo sem culA palavra vulgar vem do latim vulgus e significa povão, o povo sem cultura. Para o povo sem cultura, conhecimento é aquilo que se torna evidente aos nossos sentidos; ele não tem raciocínio crítico . Assim o sol gira ao redor da terra porque vejo-o girar ao redor da terra. Da citação acima é correto afirmar:
I O conhecimento vulgar está restrito às percepções captadas pelos sentidos
II Mesmo não sendo científico, não há como descaracterizar o conhecimento vulgar como ausência de conhecimento.
III O que foi verdade no conhecimento vulgar não sofrerá alterações em função de novas informações
IV O conhecimento científico nunca se tornará vulgar
Considerando as informações acima, marque a opção correta:
a) Somente I e IV estão corretas
b) Somente II e III estão erradas
c) Somente II e III estão corretas
d) Somente III e IV estão erradas
e) Todas as constatações estão corretas

2

Respostas

2013-09-11T05:50:18-03:00
Elai você também estuda na CESUMAR?

Eles realmente se superam na imbecilidade das palestras, não? Tudo bem se apenas nos forçassem a todo esse "massacre de inutilidade profissional" mas ser a nota mais relevante numa matéria tão técnica quando Sistema Registral e Notarial é realmente revoltante.

E note que na palestra o palestrante nem cita os autores cobrados na atividade.

Desculpe o desabafo, também estou atrás dessa droga de resposta.
Concordo com vc. Essa atividade ultrapassa o bom censo. Afinal não estou fazendo curso de Filosofia. Fugiram ao razoável.
2013-09-11T10:37:40-03:00
I ''O conhecimento vulgar está restrito às percepções captadas pelos sentidos'' Eu concordo, sendo que na maioria deles não existem teorias ou cálculos que comprovem.  

II ''Mesmo não sendo científico, não há como descaracterizar o conhecimento vulgar como ausência de conhecimento.'' Também concordo, porque mesmo não sendo do método cientifico, esses conhecimentos são adquiridos com observação e são passados pelas gerações como fato.

III ''O que foi verdade no conhecimento vulgar não sofrerá alterações em função de novas informações.'' Não concordo. Pegue como exemplo a própria história da humanidade; há muito tempo atrás, antes de adoção do verdadeiro método cientifico, tudo era resolvido com o ''conhecimento vulgar'', por isso até hoje existem pessoas que acham que a terra é o centro do universo por exemplo .

V ''O conhecimento científico nunca se tornará vulgar.''  Não concordo, acho que pelo menos daqui a cem anos a maioria do conhecimento que temos hoje se tornará ''vulgar''. Espero ter ajudado !  na minha opinião, seria D) Somente III e IV estão erradas.
Também concordo com a alternativa assinalada.