Uma pessoa que sofre afogamento deixa de receber oxigênio no seu sistema nervoso central. Explique por que essa privação de oxigênio pode ser fatal.

2
dificuldade respiratória inicia quando o líquido entra em contato com as vias aéreas da pessoa por imersão (spray de água na face) ou por submersão (quando abaixo da superfície do líquido). Se a pessoa é resgatada o processo de afogamento é interrompido, o que é denominado um “afogamento não fatal”. Se ocorre a morte isto é denominado um “afogamento fatal”.

Respostas

2013-09-11T10:10:29-03:00
O processo se dá desta maneira, quando uma pessoa que está em apuros e não pode mais manter as vias aéreas livre de líquido, a água que entra na boca é voluntariamente cuspida ou engolida. A resposta consciente imediata é tentar segurar a respiração, mas esta tem a duração de não mais do que um minuto. Quando então a vontade de respirar é demasiadamente forte, certa quantidade de água é aspirada para as vias aéreas e a tosse ocorre como uma resposta reflexa. Se a pessoa não é resgatada, a aspiração de água continua e torna mais difícil a troca e obtenção do oxigênio reduzindo-o no sangue, o que leva rapidamente à perda de consciência e parada na respiração e em mais alguns segundos a poucos minutos a parada cardíaca. 
2 5 2
2013-09-11T11:28:26-03:00
 dificuldade respiratória inicia quando o líquido entra em contato com as vias aéreas da pessoa por imersão (spray de água na face) ou por submersão (quando abaixo da superfície do líquido). Se a pessoa é resgatada o processo de afogamento é interrompido, o que é denominado um “afogamento não fatal”. Se ocorre a morte isto é denominado um “afogamento fatal”.