Respostas

2013-09-12T16:58:19-03:00
Significa o lado obscuro de nossas mentes, onde nem mesmo nós conhecemos direito como se passam e se processam os pensamentos lá É uma alegoria para o mundo ilusório das aparências em que estamos aprisionados.
Se Voces. quiserem conhecer uma excelente versão literária atual do mito da caverna, leiam o belíssimo romance de José Saramago, onde o "shopping center" é apresentado como sendo a caverna dos dias de hoje.
7 5 7
2013-09-12T17:28:56-03:00
Imagine prisioneiros acorrentados voltados para a parede dentro de uma caverna. Imagine que eles nunca viram a luz do dia e que a claridade é projetada dentro da caverna por uma fogueira acesa atrás deles. Imagine agora escravos indo e vindo neste lugar. Passando entre aqueles que estavam acorrentados e a fogueira. Se você estivesse no lugar dos prisioneiros acorrentados e não pudesse nunca virar o seu rosto, tudo o que você veria seriam as sombras projetadas na parede pela fogueira. Em outras palavras, se você estive acorrentado e nunca pudesse olhar para a luz, como faria para saber se o que você está vendo é, de fato, a realidade? Você não veria a realidade, mas sombras da realidade. Imagine que alguém carregue a estátua de uma pessoa, como saber se é de fato uma estátua ou um ser vivo? 

 imagine agora que um destes prisioneiros consiga fugir e, pela primeira vez chegue à superfície. Como nunca olhou para a luz o que aconteceria com seus olhos? Com certeza ficaria ofuscado pelo sol... Mas mais do que isso, perceberia que nunca havia visto a realidade como ela realmente era, mas apenas sombras. Que estivera cego sua vida inteira ou que pensava que conhecia as coisas, mas agora vê a realidade como de fato é! Seria um choque e tanto. Ainda meio atordoado decide voltar a libertar seus colegas. A recepção que recebe, no entanto, não é das melhores, e acaba morto por seus colegas que não o entendem.
5 5 5