Respostas

2013-09-14T14:25:08-03:00
Modelo atomico de RUTHERFORD
a cpmparaçao do numero de particulas alfa que atravessavam a lamina com numero de particulas alfa que voltavam levou rutherford a concluir que o radio do atomo e 10 mil vezes maior que o radio do nucleo,apartir dessas conclusoes rutherford propos modelo atomico semelhante ao sistema solar contendo um nucleo carregado positivamente e uma eletrosfera carregado negativamente.
1 5 1
A melhor resposta!
2013-09-15T01:06:10-03:00
modelo atômico de Rutherford (também conhecido como modelo planetário do átomo), é um modelo atômico  concebido pelo cientista Ernest Rutherford. Para montar sua teoria, Rutherford analisou resultados de seu experimento que ficou conhecido como "experiência de Rutherford". Nesta experiência, utilizando uma fonte radioativa para emitir particulas alfas, um contador geiger, e uma fina folha de ouro(fina ao ponto de existir rumores de que provavelmente a folha continha apenas 10 mil atomos, ou seja, basicamente uma camada de átomos), ele mediu o numero de particulas alfa que atravessaram esta folha. Porém, ele percebeu que embora muitas das particulas atravessam a folha(como já era previsto pelo modelo átomico em rigor naquela epoca), um número muito pequeno de particulas alfa eram refletidas ou sofriam desvio por esta folha. Com base nisto, Ernest Rutherford montou a sua teoria.Em 1911, Rutherford apresentou a sua teoria para o seu modelo atômico, afirmou que o modelo vigente até então, também conhecido como "pudim de passas", que foi feito por Thomson estava incorreto. Rutherford afirmou com seu experimento, que o átomo não era apenas uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons como dizia J. J. Thomson. Segundo Rutherford, o átomo teria na verdade um núcleo de carga elétrica positiva de tamanho muito pequeno em relação ao seu tamanho total, sendo que este núcleo, que conteria praticamente toda a massa do átomo, estaria sendo rodeado por elétrons de carga elétrica negativa, os quais descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades.
3 5 3