Respostas

2013-09-15T00:41:11-03:00
Bom, então vamos lá, as biomembranas são compostas basicamente por Lipídios, Carboidrato e Proteínas.

Lipídios: São substâncias insolúveis em água e solúvel em solvente orgânico. Há em cerca de 50 moléculas de lipídios para cada molécula de proteína na biomembrana. Temos os fosfolipídios que apresentam a cabeça hidrofílicas e duas caudas hidrofóbicas, sendo assim uma molécula anfipática.A cabeça é composta por um glicerol e a cauda por uma cadeia de carbono. Essa molécula anfipática que dar a caracterização  da membrana ser semi-permeável. 

Proteínas: As proteínas podem se associar ao um lipídio de diversas formas. A proteína intrínseca estão inseridas na bicamada lipídica. As extrínsecas não faz interação com a parte hidrofóbica da membrana. Estas colaboram quanto a solubilidade da membrana.

Carboidrato: São encontrados principalmente na parte não-cintoplasmática. Eles ocupam o espaço relevante na superfície da membrana. Estes permitem a comunicação intercelular.
7 3 7
A nível acadêmico, sugiro a utilização do Livro: A Célula de Hernandes F. Carvalho e Shirlei M. Recco-Pimentel.... É um bom livro, espero ter ajudado