Numa caixa, o numero de bolas pretas e o triplo de bolas brancas. Se tirarmos 4 brancas e 24 pretas, o numero de bolas de cada cor ficara igual. Qual a quantidade de bolas brancas?
{ 3 x - y = 24
{x - y = 4



como fazer essa conta eu faço e o resultado não bate na prova real

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-15T13:54:18-03:00
Boa tarde....
levando em consideração que bolas brancas seja "x" --> então bolas pretas será "3x" uma vez que bolas pretas são em 3 para 1 com as brancas
então: Bolas brancas: x
          Bolas pretas: 3x
então---> se retirarmos 4 brancas : x-4  será igual a retirar 24 das pretas: 3x-24

euqação---> x-4=3x-24
-3x+x=-24+4 --> -2x=-20 então x=10...
bolas brancas-->10
bolas pretas-->30
6 2 6
depois diga-me se acertei... abraços.
2013-09-15T13:54:57-03:00
{x = 3y
{x - 24 = y - 4

3y - 24 = y - 4
2y = 20
y = 10

x = 3(10)
x= 30

São 30 bolas pretas e 10 bolas brancas.

1 5 1
pessoal la ta falando que o numero de bolas de cada cor ficara igual. não bate suas resposta nem a minha
é a única solução...você tem a resposta do problema?
desculpe pessoal me equivoquei a resposta ta certa
kkkkkkk... de boa :)