Respostas

2013-03-25T23:14:48-03:00

Visto que o relógio possui numa volta 60 minutos, cada minuto do relógio corresponde a 6° (360°/60=6°), assim a menor distância  entre 20 (16 horas é igual a 4 horas que corresponde também a 20 minutos) e 44 minutos e de 24 minutos, logo 24x6°=132°

4 2 4
A melhor resposta!
2013-03-25T23:31:28-03:00

Solução. O relógio representa a circunferência dividida em 12 partes iguais. Logo os números estão distantes entre si de arcos de 30º. O único momento em que os ponteiros estão sobre os números é na hora exata. A partir desse momento, somente o ponteiro grande está nessa situação. Temos as relações:

i) O ponteiro pequeno (horas) leva 60 minutos para percorrer os 30º. Enquanto isso, o grande (minutos) dá uma volta completa, 360º.

 

.

 

ii) Cinco minutos correspondem aos 30º para o ponteiro grande.

 

.

 

Entre o número 4 (16h) e o 8 (40min), há um arco de 120º. Os 4 minutos correspondem a 24º. Logo, o ângulo total seria 120º + 24º = 144º. Mas, em 44 minutos o ponteiro pequeno percorreu 22º no mesmo sentido. Logo o ângulo pedido â = 144º - 22º = 122º.

6 4 6