1) No poema "Vou-me Embora pra Pasárgada" qual é o significado de pasárgada para o eulírico?
2) no mesmo poema ocorre a antítese entre aqui e lá. identifique o espaço a que se refere cada um desses advérbios.
3) a realidade de Pasárgada não obedece à lógica. cite dois fatos dessa realidade que permitem tal conclusão.
4) Na biografia de bandeira consta que lhe serviu como babá uma mulata chamada Rosa, que é citada no poema. quem lá em Pasárgada, exercerá o papel que Rosa exerceu aqui? com que finalidade?
5) a mãe-d'agua é, grosso modo, uma versão da sereia, personagem da mitologia europeia. de que mágico poder era dotada essa personagem? identifique a semelhança entre esse poder e o da mãe-d'agua citada no poema.
POR FAVOR É URGENTE.

1
1) O eulírico quer dizer que vai embora pra sua terra.
2) Aqui quer dizer onde ele está. E lá onde ele pretende ir.

Respostas

2013-09-16T12:31:07-03:00
1. O poema todo ressalta a primeira pessoa, enfatizando o foco na subjetividade do eu-lírico, cujo estado deespírito é esclarecido pelo adjetivo aporrinhado (“bastante aborrecido, apoquentado”), justificando o “desabafo de evasão” para um lugar idealizado pela imaginação.

2. O espaço distante, representado pelo advérbio “ lá” – destino da evasão – implica o emprego do verbo nopresente com valor de futuro.O espaço próximo, representado pelo advérbio “aqui” – ponto de origem – implica o emprego do verbo nopresente com valor de fato atual, permanente.

4. Em Pasárgada, quem exercerá o papel de Rosa é a mãe-d'água, com a finalidade de lhe contar as histórias que Rosa o contava quando era menino.
9 4 9