Respostas

2013-09-16T18:42:34-03:00
ASPECTOS CENTRAIS DO REALISMO:
—Reação contra os exageros sentimentais do Romantismo.
—Objetividade e impessoalidade.
—Racionalidade (preocupação com a verdade, a clareza, a correção gramatical e aos detalhes para dar verossimilhança, coerência ao texto).
—Observação, análise e pesquisa da realidade.
—Contemporaneidade: o autor realista tem o sentido do presente. Seus contemporâneos e sua época são o objeto de sua análise e interpretação.
—Críticas ao comportamento e aos valores burgueses.

O REALISMO COMPARADO AO ROMANTISMO:
Dava ênfase na realidade. Tinha como predomínio da razão, a objetividade; Distanciamento racional entre o autor e os temas; Atitude de engajamento (literatura como transformação da realidade); Retrato fiel dos personagens e da realidade; Mulher não idealizada, com virtudes e imperfeições; Personagens normalmente redondos (grande densidade psicológica); Linguagem predominantemente objetiva; Narrativa mais lenta, que privilegia a reflexão; Universalismo; Valorização do presente; Amor - subordinado às conveniências sociais.

(continua...)
(continuação...)
O maior nome do Realismo brasileiro foi Machado de Assis. Escritor polígrafo. Escreveu poesias, peças de teatro, crônicas, crítica literária e teatral e, principalmente, romances e contos. Suas narrativas eram ambientadas no Rio de Janeiro de sua época.