Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-09-16T18:56:00-03:00
Óxidos :são compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
São infinitas as serventias de cada , ex: bases estão nos produtos de limpeza.
Nomenclatura dos Óxidos Nomeamos os óxidos de acordo com os grupos de divisão:
Óxidos moleculares: “óxido de elemento“; antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixos mono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de oxigênio e do elemento existentes na fórmula: Exemplos:CO2: dióxido de carbonoN2O5: pentóxido de dinitrogênioCl2O7: heptóxido de dicloroO uso do prefixo mono é facultativo:CO: monóxido de carbono ou óxido de carbono.
Peróxidos: são substâncias que apresentam uma ligação oxigênio-oxigênio e contém o oxígenio em estado de oxidação -1. Geralmente se comportam como substâncias oxidantes. Em cotato com materias combustíveis pode vir a provocar incendios ou explosões.
Servem para servem
 para limpar microorganismos causadores de infecções.
A nomenclatura de um peróxido é semelhante à dos óxidos, bastando substituir a palavra óxido por peróxido: H2O2 → peróxido de hidrogênio (água oxigenada)
Na2O2 → peróxido de sódio
CaO2 → peróxido de cálcio Hidretos: são compostos inorgânicos hidrogenados, que apresentam o hidrogênio como o elemento mais eletronegativo, ou seja, como anion de estado de oxidação. Nomenclatura Fala-se hidreto,seguido da preposição de e o nome do elemento. Exemplos: NaH ----------- Hidreto de Sódio
CaH2 ---------- Hidreto de Cálcio
AlH3 -----------Hidreto de Alumínio