DADOS DA QUESTÃO

“A intertextualidade e a interdiscursividade acontecem a partir do momento em que há uma relação direta da charge com notícias

veiculadas pela mídia”.

O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésia. Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos.

CHARGE

-Cara, olha que legal!! A taxa de escolarização dos brasileiros entre 5 e 17 anos já passa de 93%! Você leu essa notícia?!

-Li... Mas não entendi quase nada!

Considerando o trecho do texto teórico de Gurgel, 2004, o trecho de notícia e a charge, redija um texto dissertativo abordando:

a) quais elementos textuais apontam a intertextualidade entre a notícia e a charge; b) que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge.

Peça mais detalhes ao usuário Dheiaghor

Respostas Sair

a) A notícia trata do baixo desempenho do Brasil em uma avaliação do aprendizado. A charge demonstra esse desempenho com a fala "li, mas não entendi quase nada".

 

b) O Brasil conseguiu superar o grande desafio de colocar praticamente todas as crianças na escola, mas agora precisa garantir que els realmente aprendam.

Não está muito seguro sobre a resposta?

Mais respostas

Ajuda gratuita
com as lições de casa!

Tem problema com sua lição de casa?
Peça ajuda gratuita!

80% das perguntas são respondidas dentro de 10 minutos

Não apenas respondemos - nós explicamos!

A qualidade é garantida pelos nossos especialistas