Respostas

2013-09-17T05:51:01-03:00
PassivoClassificamos a passagem de substâncias pela membrana como transporte passivo quando o objetivo do processo é igualar as concentrações encontradas no meio interno e no meio externo da célula.
Ativo
O transporte ativo é um processo caracterizado pela passagem dos solutos no sentido contrário ao gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Para tanto, há gasto energético.
2013-09-17T06:06:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Transporte passivo é o que não há gasto de energia, e um exemplo é o transporte de difusão, que consiste na passada de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Há também a difusão facilitada, sem gasto de energia, já que tem o auxílio de uma proteína carreadora.

Transporte ativo é o que há gasto de energia, no caso da bomba de sódio e potássio, é preciso gasto de energia para entrada e saída de íons de sódio e de potássio, já que os sais não passam por membranas sozinhos, precisam de uma força pra empurrá-los.