PUCMG) A idéia propagada, por muito tempo, de o território brasileiro ser absolutamente estável geologicamente e, portanto, livre de terremotos, é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada à da região andina, mas é significativa, visto que aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5º na Escala Richter, como os eventos em Pacajus (CE, 1980) e em João Câmara (RN, 1986). Esses fatos indicam que o risco sísmico em nosso país não pode ser ignorado. Explica a baixa sismicidade brasileira em relação à região andina: a) a distância em relação às bordas leste e oeste da Placa Tectônica Sul-Americana.
b) a baixa altitude média do relevo brasileiro, formado predominantemente por planícies.
c) a inexistência de atividade vulcânica, causadora dos abalos sísmicos de maior intensidade.
d) a causa desses tremores pode ser justificada pela atividade mineradora no território brasileiro.


OBD: EXPLIQUE PQ A ALTERNATIVA ESTA CERTA E QUAL O ERRO AS DEMAIS.

1

Respostas

2013-09-17T08:50:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A resposta é a letra A, por consequência da distância em relação às bordas lestes e oeste da Placa Tecnônica Sul - Americana.
As outras estão erradas pelo fato das mesmas não serem as causas do país ser quase "estável" na questão de tremores, a causa é identificada na letra A.
2 3 2
NO MEU LIVRO A RESPOSTA É A "C" ME EXPLIQUE AI NA PROVA MARQUEI ESSA AI A "A" E ESTAVA ERRADA.
Creio que a resposta c esteja incorreta , pois os maiores abalos sísmicos (de mais intensidade) não são causados pela atividade vulcânica e sim pelas colisões de placas tectônicas..
cara valeu