Respostas

A melhor resposta!
2013-03-26T20:04:19-03:00
É assim, peguemos como exemplo a combustão completa do etanol.

C2H5OH(aq) + O2(g) --------> CO2(g) + H2O(l) 

agora, conte quantos átomos dos elementos existem em cada lado da seta.

C = 2 O = 2 C = 1 H= 2 
O = 1 O = 2 O = 1
H = 6

o lado dos reagentes possui: 2 C, 3 O e 6 H.
o lado dos produtos possui: 1 C, 3 O e 2 H

está em desequilíbrio,. certo?
agora, vamos balancear essa equação, colocando números na frente para multiplicar.


C2H5OH(aq) + O2(g) --------> CO2(g) + H2O(l) 

C = 2 O = 2 C = 1 H= 2 
O = 1 O = 2 O = 1
H = 6

C2H5OH(aq) + 3O2(g) --------> 2CO2(g) + 3H2O(l) 

para você ter certeza que fez corretamente, some as massas molares dos dois lados.

142g -------- 142g

está correto!   Esperoo ter ajudado
1 5 1
2013-03-26T22:55:37-03:00

Agora que já aprendemos a escrever uma equação química, não podemos deixar de verificar sempre se o número de átomos de cada elemento é o mesmo em ambos os lados da equação, ou seja, se ela está balanceada. Para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever.