QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s): Compreender o conteúdo do texto.

Específica(s): Refletir a respeito de problemas socioculturais a partir de situações-problema.

DADOS DA QUESTÃO

A intertextualidade e a interdiscursividade acontecem a partir do momento em que há uma relação direta da charge com notícias veiculadas pela mídia”. (GURGEL, 2004).

O Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. O ranking, divulgado nesta terça-feira (27) pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em inglês) e mede os resultados de três testes internacionais aplicados em alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. A Finlândia e a Coreia do Sul ficaram com os dois primeiros lugares do topo. Já o Brasil só ficou à frente da Indonésia. Os dados saíram do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), do documento Tendências em Estudo Internacional de Matemática e Ciência (TIMSS) e do Progresso no Estudo Internacional de Alfabetização (PIRLS) que compreendem o aprendizado de matemática, leitura e ciência dos alunos.

Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/ranking-de-qualidade-da-educacao-coloca-brasil-em-penultimo-lugar.html Acesso em 15/01/2013

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-FaPakNx1oek/TsO8UT4kVqI/AAAAAAAAL2I/_9hErWBhxak/s1600/charge_lute.jpg Acesso em: 15/01/2013

Considerando o trecho do texto teórico de Gurgel, 2004, o trecho de notícia e a charge, redija um texto dissertativo abordando:

a) quais elementos textuais apontam a intertextualidade entre a notícia e a charge;

b) que conclusão pode-se depreender a partir da leitura da notícia e da charge.

Observações:

• Seu texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo (não deve, portanto, ser escrito em forma de poema, de narração etc.).

• O texto deve ter entre 8 e 10 linhas.

• O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa.

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Respostas

2013-03-29T00:01:00-03:00

A relação de intertextualidade é que ambos falam sobre a educação no Brasil, sendo que o trecho do texto de Gurgel fala do mau desempenho educacional do país. O texto se relaciona diretamente com a charge na fala "li, mas não entendi quase nada".

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