Respostas

2013-03-27T21:18:26-03:00

A depreciação é um dos aspectos mais importantes na vida financeira e econômica das empresas. Participa, entre outras decisões importantes, do processo de financiamento, investimento, orçamento e previsões. Ademais, pode decretar, quando não devidamente considerada, a descapitalização das empresas. 
Não obstante, podemos observar que muitas vezes as unidades econômicas não dedicam atenção maior à depreciação, e só irão atribuir o devido valor a posteriori, ou seja, quando identificarem uma escassez de recursos para a reposição de seus bens fixos. Apesar de as empresas efetuarem a depreciação durante toda a vida útil do bem fixo, o seu manuseio e cálculo é geralmente definido a partir dos critérios contábeis legais, supondo estar implícito na correção monetária efetuada em função das variações das ORTN, a atualização real dos recursos auferidos pelo desgaste sofrido pelos bens. 
Em vista da importância apresentada, o presente artigo procura evidenciar a depreciação nos seus mais diversos aspectos e propõe, como uma conclusão final, um método que permite às empresas se reequiparem por meio do cálculo da depreciação real, ou seja, a depreciação efetiva recuperadora de caixa.