Respostas

A melhor resposta!
2013-09-21T08:00:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU


|x+3y=5 
   I       multiplique a equação I por (-3)
|3x-2y=1   II

==>  -3x-9y= -15           aplique o método da adição de equações
     +   3x-2y=    1
        ---------------
           0x-11y= -14                         substituindo y, por exemplo na equação I
                  -11y= -14                        x+3y=5
                      y= -14/ -11                  x+3*14/11
                      y=14/11                      x+42/11=5
                                                            x=5-42/11
                                                               x=13/11


Reduzindo as frações: 14/11= 1 \frac{3}{11}       13/11= 1 \frac{2}{11}



Solução: x,y (1 \frac{3}{11} 1 \frac{2}{11} )
1 5 1
2013-09-21T09:19:30-03:00
Método da Substituição:
I) x+3y=5 (Isola-se o x); 
   x= 5-3y   
II) Subsitui o x na 2ª equação por 5-3y:
   3x-2y=1
   3.(5-3y)-2y=1(Multiplica o 3 pelos termos do parêntese)
   15-9y-2y=1
     -9y-2y=1-15
     -11y=-14 x(-1)
       11y=14
           y=14/11 ou 1 3/11
     Substitui o y na 1ª equação por 14/11:
      x=5-3y
      x=5-3.14/11
      x=5-42/11 m.m.c do denominador:11 (divide pelo denominador e multiplica pela numerador)
      x=55-42/11
      x= 13/11 ou 1 2/11