Podem me explicar como resolvo esta fração algébrica ?

\frac{-x^2+4x-1}{x^2-1}+\frac{x-2}{x+1} =

2
Primeiro fazemos a divisão de x² por -x² que fica -x; depois fizemos a divisão de -1 por -1 que fica 1; então a primeira parte ficará assim: -x+4x+1, podemos fazer a soma, que fica: 3x+1.
Na segunda podemos fazer a divisão também de x por x que fica x e -2 por 1 que fica -2; então a segunda parte vai ficar assim: x-2.
toda a equação, fica: 3x+1 +x +1
4x+2
Acho que é isso, acho mesmo, mais espero que isso te ajude a ver como faz.

Respostas

A melhor resposta!
2013-09-21T17:12:09-03:00
X^2-1 pode ser escrito assim (x-1)(x+1)
apos colocar nessa forma vc tira o mmc de (x-1)(x+1) e x+1 que é: (x-1)(x+1) ok
fica assim:
-x^2+4x-1 +x^2-3x+2                 x+1                      1
----------------------------------=  ------------------------- = ----------------------
         (x+1)(x-1)                    (x+1)(x-1)                 x-1
3 4 3
Entendi, muito obg. Sempre me embolo na hr do mmc xD
2013-09-21T17:38:43-03:00
(- x^{2}  + 4x - 1) / ( x^{2}  - 1) +( x - 2) / (x + 1) =

Primeiro tira o mmc que é (x+1) (x-1)

(- x^{2}  + 4x - 1) +( x - 2)*(x 1 1) /  (x + 1) (x - 1)=
Resposta (x + 2)
1 3 1