Respostas

2013-09-22T18:21:49-03:00
Na química temos 3 tipos básicos de ligações, a ligação iônica, ligação covalente e ligação metálica. As ligações iônicas são formadas sempre por um metal e um não metal, onde o metal, que são eletropositivos ( tem tendencia a perder elétrons com facilidade) perdem elétrons para o não metal ( que são mais eletronegativos, atraem elétrons com mais facilidade) os elementos então passam a ter cargas opostas, o metal tem carga + e o não-metal tem carga - o que gera uma atração eletrostática muito forte, formando a ligação iônica, que são sólidos em formas de cristais com alto ponto de fusão, sempre.

Ligações covalentes são ligações entre não metais que compartilham entre si pares de elétrons atingindo o uma estabilização ou o octeto onde cada elemento passa a ter 8 elétrons na camada de valência

Ligações metálicas são formadas por metais puros ou uma liga metálica, onde os núcleos são fixos e os elétrons tem uma liberdade considerável e é daí que vem a condutividade elétrica dos metais.

Sabendo destes conceitos fica fácil determinar o tipo de ligação, resolvendo:

PH3

P é um não metal da família 5A
H é um não metal da afamilia 1A ( cuidado, o hidrogênio em algumas tabelas está na família 1A mas ele NÃO É UM METAL ALCALINO)

Ligação entre 2 não metais = Ligação Covalente

AgBr

Ag é um metal da família 1B(transição)
Br é um não-metal da família 7A 

Logo a ligação entre metal e não metal é iônica